quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Emergência: Quando se deve chamar o pediatra

O bebé recém-nascido exige uma série de cuidados. Os primeiros deles são feitos ainda na maternidade e prosseguem durante os primeiros dias de vida da criança. Muitas vezes, o recém-nascido tem dificuldade em mamar ou conciliar o sono. Além disso, tem tendência a vómitos ou cólicas. A presença da mãe é essencial para assegurar ao bebé tranquilidade e calma, pois todos os acontecimentos - desde o primeiro dia de vida -, podem influenciar favorável ou desfavoravelmente a personalidade da criança.
Muitos são os sintomas que dão o sinal de perigo. Nessas ocasiões, o pediatra deve ser avisado imediatamente. Uma dificuldade respiratória, diminuição de açúcar no sangue, queda de temperatura, infecção ou problema de coração podem causar uma cor azulada nos lábios, rosto e mãos. Já os tremores e convulsões podem indicar um problema cerebral, infecção, desidratação ou deficiência de açúcar. A palidez do recém-nascido pode indicar perda interna de sangue ou eliminação pelo intestino, falta de oxigénio ou tendência ao estado de choque. Irritabilidade, acompanhada por gritos podem indicar problemas abdominais, cerebrais ou inflamação no ouvido. O bebé muito agitado pode ter como causas a falta de oxigénio ou queda de açúcar ou cálcio no sangue. As dificuldades respiratórias são comuns em bebés prematuros de baixo peso e podem ter origem cerebral ou problemas das vias respiratórias. Fezes líquidas podem ser sinal de perigo e devem ser comunicadas ao pediatra.
Um outro sinal de que algo está errado com o bebé é a distensão abdominal e a imobilidade de um braço ou perna, que podem indicar uma fractura, distensão dos nervos, infecção ou sífilis congénita.
Fonte:http://www.bebevirtual.com

Sem comentários: