quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Biberão

Esterilizar:
O leite é uma das substâncias mais propícias à proliferação de bactérias e, por esta razão, a higiene dos biberões deve ser realizada de maneira meticulosa e eficaz. Na verdade, é necessário esterilizá-las para garantir a segurança e saúde do seu bebé.
Biberões, bicos, anéis, discos e tampas devem ser lavados com água corrente morna e sabão neutro. Esta lavagem deve ser feita à mão com escovas próprias para a limpeza de biberões, disponíveis em lojas especializadas.
Após esta etapa inicial de lavagem, é aconselhável que o biberão e demais itens seja colocado na máquina de lavar louça, programada na temperatura mais quente possível. Uma outra opção é ferver a biberão numa panela grande, designada apenas para esta finalidade.
Não se deve enxugar o biberão com panos ou papel. O ideal é deixá-lo secar (na máquina de lavar louça) ou naturalmente, sempre coberto.
Cuidados com o Bico:
Para o bebé mamar bem é importante que o furo do bico do biberão esteja no tamanho certo, favorecendo desta forma o fluxo de leite adequado à criança. É aconselhável testar o furo inclinando a biberão. O ideal é pingar duas a três gotas por segundo. Caso o bico seja muito pequeno, a criança vai fazer bastante esforço, porém, não conseguirá mamar o suficiente. No entanto, se o furo do bico for muito grande o leite vai esguichar. É sempre bom ter bicos de reserva, pois com o tempo os bicos estragam-se e os furos ficam entupidos. Os bicos que estão muito abertos devem ser inutilizados e os que estão muito pequenos podem ser aumentados com uma agulha.

Sem comentários: