quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Regras Básicas

Aqui estão algumas regras básicas para cuidar do bebé:

Cordão umbilical
Quando um bebé nasce e o cordão umbilical é cortado, permanece uma ponta que cairá dentro de 7 a 12 dias (pode cair antes ou depois deste prazo). Manter o máximo de higiene é recomendado para evitar infecções. Sempre que trocar o bebé, limpe a base do cordão com um algodão embebido em álcool. Isto irá ajuda o cordão a secar, fazendo com que caia mais rápido, para além de evitar bactérias.

Arrotos
O bebé precisa arrotar durante e após cada mamada. Tenha sempre uma fralda à frente do bebé, enquanto ele arrota. Uma das maneiras para o fazer arrotar é colocá-lo em pé contra o seu corpo, com a cabeça em seu ombro. Depois esfregue ou dê umas palmadinhas delicadas nas costas.

No berço
O bebé deve ser colocado no berço com a cabeça um pouco mais alta do que os pés, isso evita que sufoque com o vómito.

Visitas
o bebé deve receber uma visita de cada vez. Não permita que pessoas com faringites ou amigdalites peguem no bebé para evitar, assim, a contaminação.

Banho
Deve conversar com o pediatra, visto que alguns médicos acham que o banho só deve ser dado por completo, após a queda do cordão umbilical. Outros médicos acreditam que o banho pode ser dado logo no segundo dia de vida do bebé, com muito carinho e higiene. Até o bebé completar um mês de vida, a banheira deve ser escaldada e a água fervida. A pessoa que for dar o banho deve desinfectar muito bem as mãos. Para verificar a temperatura da água, coloque o cotovelo ou dorso da mão na água, que deve estar morna. O nível da água não deve ultrapassar 15 centímetros e o bebé deve ser segurado com firmeza, para se sentir seguro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá. A ideia de colocar alcool nos cuidados a prestar ao coto umbilical está completamente errada. O que favorece a queda do cordão umbilical são precisamente essas bactérias (importantes) que ajudam na mumificação e queda do mesmo. Assim, estudos revelam que o uso de alcool atrasa a queda do cordão. Desta forma, existem maternidades onde já não se recomenda esse procedimento. O que se preconiza é realizar a lavagem do coto umbilical durante o banho e, posteriormente, secar toda a zona (desde a base até à mola) com uma compressa de algodão esterilizada seca. Muito importante é vigiar sinais de infecção (cheiro, calor, vermelho, saída de sangue) e colocar sempre o coto umbilical por cima da fralda descartável.
A natureza sabe o que faz! :)