quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Como amamentar o bebé?

Antes de começar o processo de amamentação, procure um lugar confortável e calmo. Então, comece por lavar muito bem as mãos e depois, o mamilo, usando uma gaze esterilizada e humedecida com soro fisiológico ou água fervida. Pode extrair algumas gotas de leite para atrair o bebé (pois o toque na mama da mãe estimula a saída do leite).
A melhor posição para a criança é como se ela estivesse sentada, sem cair para trás, com o braço da mãe a apoiar as costas. Os lábios inferior e superior devem estar virados para fora, como que apoiados na mama.Muitas vezes o bebé não quer mamar por vários motivos que podem ser controlados. O mais comum é nariz obstruído, por isso, é importante assegurar-se de que a criança está a respirar bem pelo nariz, caso contrário, fica agitado e não mama.
Lembre-se de que o que ajuda o leite a descer é a sucção que o bebé faz na mama.
Por isso, mesmo não tendo muito leite nos primeiros dias, a mãe deve insistir porque quanto mais o bebé suga, mais leite ela produz. Estimular a criança a arrotar após amamentá-lo ao peito ou ao biberão é muito importante. O ar que a criança engole ao mamar pode dar a falsa impressão de que está satisfeito. Para ajudar o bebé recém-nascido a arrotar, basta encostá-lo ao ombro e massajar, levemente, as costas dele.
Troque de peito e deixe o bebé alimentar-se à vontade.A higiene bucal deve ser um hábito cultivado pelas mães mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho do bebé pois, a fermentação do leite na boca da criança cria um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias. Um dentista pode dar toda a orientação necessária para uma higiene perfeita.
O leite materno promove o crescimento e o desenvolvimento adequados, factores de protecção que se modificam com o crescimento da criança. Além disso, estabelece um maior vínculo materno-infantil. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento de cancro de mama, ajudando no processo do retorno do útero ao tamanho natural e na depressão pós-parto.

1 comentário:

emigra disse...

E na parte da higiene oral cá estará a tia emigra para "dar toda a orientação necessária para uma higiene perfeita".

O que significa uma compressa esterilizada molhada em soro fisiológico passada pelas gengivas logo a seguir à amamentação.

Para quaisquer outras dúvidas é favor ligar aqui à tia! ;)