quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Choro do bebé

O choro é a primeira expressão de vida humana. O choro fundamental do nascimento tem uma função fisiológica. É assim que o bebé enche os pulmões de ar para respirar pela primeira vez. E é a chorar que a criança desenvolve as primeiras comunicações com o mundo. O bebé chora quando está com fome, quando faz xixi na fralda, quando sente algum desconforto devido a alguma roupinha apertada ou posição incómoda, quando sente cólicas, dores, frio, ou vontade de ficar perto da mãe. Os pais devem ficar bastante atentos para descobrir o que cada choro significa. De acordo com a fonoaudiologia, a criança tem um choro diferente para cada situação, o que muda é o timbre.
Um choro monótono e que mantém o mesmo timbre por muito tempo pode ser um indicio de problemas de saúde, inclusive doenças neurológicas crónicas.

O que deve fazer:
• Segurar o bebé com suavidade e firmeza, para lhe transmitir segurança.
• Certificar-se de que o bebé está limpinho.
• Procurar o pediatra se o choro for inexpressivo e a criança estiver alheia a estímulos externos e se os pais perceberem um lamento diferente.
• Em caso de cólicas, colocar o bebé de bruços, fazendo massagem nas costas, descendo da nuca para as nádegas.
• Aquecer as mãos e os pés também ajuda. Deve-se criar um ambiente calmo na família, reduzindo a ansiedade da mãe e do filho.
• Para evitar o refluxo gastro-esofágico, o bebé deve ficar deitado com o tronco levemente levantado. Atenção, o leite materno digere mais rápido que o leite de vaca.

Sem comentários: