quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Banho

Os cuidados com a higiene do bebé são primordiais para que ele se mantenha sempre saudável. Após a cicatrização do umbigo, o bebé precisa tomar banho todos os dias porque a sua pele está sensível e irrita-se facilmente, quando em contacto com o suor. Se a higiene for feita correctamente, fica menos propenso ao aparecimento de assaduras, desfrutando de uma maior tranquilidade.
Durante o banho, a temperatura da água deve estar entre 36 e 37º. Não é aconselhável que a criança tome banho quando estiver com a temperatura do corpo acima de 37.5º, problemas intestinais severos ou com irritações cutâneas.
Sempre que o bebé for tomar banho, poderá lavar o couro cabeludo desde que utilize com champô ou sabonetes específicos. Caso a criança esteja com crostas na cabeça, devido às secreções de sebo, aplique um óleo para facilitar a remoção. Para auxiliar no trabalho, use uma escova ou pente apropriado para o bebé e não tenha medo de magoa-lo, pois a cabeça da criança é menos frágil do que se pensa.
Quando a criança estiver com algum problema que a impeça de tomar banho, humedeça uma esponja macia embebida em sabonete líquido específico para bebé. Para a protecção da pele, use cremes ou talco hidratante para formar uma película protectora.

Sem comentários: